sábado, 17 de dezembro de 2016
Aprenda a fazer uma guirlanda reciclando um livro
Assista o vídeo da Cristina Verluis e aprenda a reaproveitar um livro fazendo uma guirlanda de natal para enfeitar a sua casa:
fonte: Cristina Verluis
Seção Resenha de Livros: VIDEIRAS DE CRISTAL
Olá.
Aqui
é o Rafael novamente, em nova colaboração para o blog da Biblioteca Pública.
Hoje,
volto a falar de livro. Conforme prometido há postagens atrás, voltamos a falar
da Revolta dos Mucker (1868 – 1874), o movimento messiânico ocorrido em uma
área de imigração alemã do Rio Grande do Sul. Voltamos a evocar a figura de
Jacobina Maurer, usando para isso seu relato romanceado mais famoso.
Hoje,
então, falo do romance VIDEIRAS DE CRISTAL, de Luiz Antônio de Assis Brasil.
ASPECTO FÍSICO
Bem.
Há algum tempo atrás, falei a respeito do escritor gaúcho Luiz Antônio de Assis
Brasil. Escritor, professor universitário, músico, com seus romances focando
principalmente o passado do Rio Grande do Sul, Luiz Antônio de Assis Brasil é
aclamado pela crítica, premiado, e teve livros seus adaptados para o cinema.
Já
resenhei um livro dele, Cães da Província
– para mais informações a respeito do escritor, acessem a postagem
referente. Agora, falo a respeito de VIDEIRAS DE CRISTAL, que contribuiu não apenas
para sua fama nacional, como também para lançar uma nova luz sobre o movimento
mucker.
VIDEIRAS
DE CRISTAL foi publicado pela primeira vez em 1990. A sua primeira edição foi
pela editora Mercado Aberto (a capa acima é da 5ª edição, de 1997). Quem for ler,
antes de tudo se preparem: o volume tem 544 páginas, sem contar capa.
Em
2002, VIDEIRAS DE CRISTAL ganhou uma adaptação para cinema: o diretor Fábio
Barreto transpôs o romance para as telas sob o nome A Paixão de Jacobina. Assim, há uma edição do romance com capa
especial referente ao filme, pela mesma editora Mercado Aberto. A edição mais
recente do romance foi lançada em 2010, pela editora L&PM, atual editora da
obra do autor, com 496 páginas (veja capas mais adiante).
O
romance já foi bastante analisado em artigos de revistas literárias e trabalhos
universitários – eu mesmo, na fase de pesquisa para esta postagem, encontrei
uma porção desses trabalhos disponíveis na internet.
Do
filme, falamos em outra ocasião. Vejamos primeiro o romance.
ASPECTO HISTÓRICO
Da
Revolta dos Mucker – descobri recentemente que o correto para se referir ao
movimento seria Revolta “dos Mucker”, e não “dos Muckers” pois o termo alemão é
usado sem o “s” tanto no singular quanto no plural – já falei em duas ocasiões:
quando resenhei o livro Os Fanáticos de
Jacobina, de Fidélis Dalcin Barbosa, e quando resenhei o filme Os Mucker, de 1978, primeira produção
artística focando o episódio que, durante muito tempo, foi um tabu para os
descendentes de imigrantes alemães estabelecidos em Sapiranga, a “cidade das
rosas”, que na época pertencia ao município de São Leopoldo.
Mas
vamos recordar rapidamente: o movimento mucker – termo alemão que, em diversas
obras, foi traduzido como “hipócrita”, “fanático”, “falso santo” – foi um
movimento messiânico (conflito social que gira em torno dos seguidores de um
profeta ou pessoa que afirma ser santa, tal como foi a Revolta de Canudos): uma
leva de colonos alemães estabelecidos na região de Padre Eterno, na base do
Morro do Ferrabraz, em Sapiranga, reuniu-se em torno da figura de Jacobina
Maurer, uma mulher de aspecto frágil e, segundo alguns, com indícios de doença
mental, que se dizia encarnação de Jesus Cristo, fazia previsões sobre o fim do
mundo e confortava as pessoas injustiçadas. Em torno dela e de seu marido, João
José Maurer, que já tinha fama na região como curandeiro, formou-se uma nova
“religião”, baseada em preceitos que iam contra as regras do cristianismo e do
protestantismo (vários imigrantes alemães eram luteranos, e essa corrente
cristã era tolerada pelo Império Brasileiro, oficialmente católico, desde que seus
adeptos não se reunissem em templos). Há quem enxergue no movimento à casa dos
Maurer um ingrediente de protesto contra a intransigência das autoridades –
muitos colonos sentiam-se abandonados pelo poder público da época.
Muita
gente começou a se juntar à seita. Os que se opunham, os “ímpios”, começaram a espalhar
boatos sobre o que realmente acontecia nas reuniões na casa dos Maurer e a açular
as autoridades locais contra os chamados mucker. João e Jacobina chegaram a ser
presos e conduzidos a São Leopoldo e a Porto Alegre algumas vezes. Os mucker já
chegaram a enviar um ofício ao Imperador Pedro II pedindo proteção contra as
perseguições das autoridades policiais.
O
auge do conflito se deu quando, após muitas provocações por parte dos “ímpios”,
os mucker, supostamente a mando de Jacobina, em 1872, começaram a estocar
armas, matar e incendiar casas de colonos. Essa perturbação na paz da região foi
o suficiente para as autoridades chamarem o Exército Imperial para caçar os
mucker.
E
foram necessárias três expedições para eliminar o foco principal da seita, ou
seja, Jacobina Maurer – a ação do exército imperial foi dificultada pelo
terreno conhecido do inimigo. Em uma das investidas, o comandante do exército
imperial, coronel Genuíno Sampaio, veterano da Guerra do Paraguai e de outras
guerras ocorridas no Brasil, consegue destruir o “templo” dos muckers, porém
Jacobina e seguidores conseguiram escapar – e o Coronel Sampaio ainda morreu
devido a complicações de um tiro recebido acidentalmente na perna. O cerco
final foi no dia 2 de agosto, quando, sob o comando do capitão Francisco
Santiago Dantas, o exército, graças à ajuda de um ex-membro da seita, elimina
Jacobina e vários seguidores refugiados no mato do Ferrabraz. João Maurer foi
encontrado morto tempos depois, supostamente suicidado, e seguidores
remanescentes dos mucker foram perseguidos até a virada do século XIX para o
XX.
Por
muito tempo, os descendentes de personagens da história evitavam falar do
assunto, mas, hoje, o movimento mucker rende alguns dividendos para Sapiranga,
que hoje promove roteiros turísticos nos locais da tragédia. Por algum tempo, a
cruz de madeira que marcava o suposto local onde Jacobina foi morta, erguida no
início do século XX, ficou abandonada e até caiu, roída por cupins e bicada por
pica-paus, mas uma nova foi erguida, e integra, junto com o monumento em
homenagem ao Coronel Sampaio, o roteiro turístico chamado Caminhos de Jacobina.
Bem,
é o básico para refrescar a memória dos leitores, porque, fora os artifícios
literários usados por Assis Brasil, a história de VIDEIRAS DE CRISTAL é
praticamente essa: toda a história do movimento mucker. Mas calma.
ASPECTO LITERÁRIO
VIDEIRAS
DE CRISTAL – O ROMANCE DOS MUCKERS, seu subtítulo, compõe-se de diversas
histórias correndo em paralelo à história principal. Como literato, construindo
seu romance a partir de fato histórico, Luiz Antônio de Assis Brasil admite,
parafraseando suas palavras no posfácio da obra, que não tinha muito
compromisso com a realidade. Logo, sua versão do conflito dos mucker lança mão
de recursos de realidade e de ficção. Desde já se sabe que os fatos históricos
podem não ter ocorrido da maneira como foi narrada pelo autor, muito embora ele
tenha feito a devida pesquisa para elaborar o romance.
Assis
Brasil procurou falar do movimento mucker pelos dois lados: o dos seguidores de
Jacobina, e o do lado dos “ímpios”, sem dar certezas de qual lado é o dos
“mocinhos”, e de qual é o dos “bandidos”.
Há,
claro, a certeza de que o movimento mucker foi uma resposta ao meio social
desumano, de autoridades prepotentes e injustiças sociais, os mucker lutando
pela única coisa que no momento lhes restava: a fé. Pelo menos, é assim na
primeira metade do romance. Na segunda metade, os mucker é que se tornam os
“bandidos” da história, quando passam eles mesmos a perseguirem os “ímpios”.
O
título do romance faz referência a uma passagem bíblica que compara a alma
humana a videiras de cristal: “fecunda nos verões luminosos mas quebradiça
quando coberta pela geada do inverno”, uma referência à credulidade do ser
humano, e de como tal credulidade às vezes o leva a cometer delitos contra
pessoas. Parece que é isso.
A
história de VIDEIRAS DE CRISTAL começa na Alemanha, em um vilarejo onde vive o
abonado Hans Willibald, que tem por hobby colecionar cactos, mantidos em uma
estufa – e isso, apesar de fazer tempo frio na região onde reside, e os cactos
serem, antes de tudo, plantas tropicais. Hans passou parte da vida criando um
sobrinho órfão, Christian Fischer, e lhe desejava um grande futuro como médico,
tanto que custeou sua faculdade de medicina. Mas mal entendeu os motivos porque
seu sobrinho resolveu se especializar em psicologia, uma área nova da ciência
médica, e os de ele ter escolhido vir ao Brasil para montar seu consultório.
Mas o Sr. Willibald autoriza a viagem, em troca de o sobrinho remeter,
regularmente, amostras de cactos brasileiros (em princípio, as aparições de
Willibald e sua estufa de cactos na trama serve apenas como uma “muleta” no
romance, mas há um significado escondido na permanência desse núcleo).
Christian
Fischer monta seu consultório em São Leopoldo. Em vários trechos do romance,
Christian Fischer, personagem fictício, remete cartas – e os cactos – ao tio,
descrevendo os costumes de pessoas da sociedade local e também os
acontecimentos da perseguição aos mucker, entremeando alguns capítulos (aliás,
não fica nítida a divisão dos capítulos do livro, que não são numerados, são
divididos em cenas, em narração contínua como o roteiro de um filme – os
grandes espaços em branco é que servem de limite entre as cenas do livro). Em
certo momento, instado por um de seus pacientes, Jacó Fuchs, Christian acaba se
juntando aos mucker, e lutando ao lado deles.
Jacó
Fuchs, ou Jacó-Mula, é um dos personagens mais simpáticos do romance – e esse
existiu mesmo! Tido como louco, ou simplesmente idiota, pela família e pelos
amigos, e por isso não era levado a sério, Jacó-Mula encontra conforto e
compreensão ao se juntar à seita de Jacobina. E segue a mulher cegamente, a
ponto de abandonar a mulher e os filhos – decisão da qual se arrepende mais
tarde. O homem cria uma cumplicidade com o médico Christian Fischer, a ponto de
fazê-lo se juntar aos mucker – e também de arranjar alguns cactos para ele.
Do
lado mucker, ainda temos, como personagens principais: Elizabeth Carolina
Mentz, cunhada de Jacobina, que carrega em boa parte do livro um enorme
sentimento de culpa – ela secretamente trai o marido, Henrique Mentz, com o
inspetor de polícia João Lehn, caso que é descoberto pelo cunhado João Maurer,
e a culpa acompanha a mulher até seu trágico fim; Ana Maria Hoffstätter, a
criada de Jacobina, que acaba brigada com a própria família por conta de suas
opções – e ela sofre bastante ao longo do romance, de estupro por bandoleiros
até a perda de um amor secreto, morto por membros dos mucker por ter traído a
seita; Rodolfo Sehn, suposto amante da Mutter
Jacobina, e que se torna seu segundo “esposo” (um momento: segundo Fidélis
Barbosa, o segundo esposo de Jacobina foi João Klein! Qual versão está certa?);
o violento Robinson, o Ruivo; e o pastor Klein, que se junta à seita após ter
perdido o cargo de pastor luterano para Wilhelm Boeber, o que o deixa
rancoroso.
Por
sua vez, Jacobina Maurer, a Mutter, é
retratada no romance como convicta de ser mesmo uma representante do “Espírito
Natural” na Terra – nesse ponto, as descrições alternam realidade e supostas
visões divinas. O papel de Jacobina oscila entre o de mulher caridosa, que
acolhe seus fieis como filhos, e o de mulher de fé, intransigente com as
perseguições dos “ímpios”, alternando momentos de lucidez e surtos de sono
letárgico. Ela chega a “santificar” sua filha de colo, Leidard, a “filha da Fé”.
Seu
marido, João Maurer, anteriormente chamado de Wunderdoktor (Doutor Maravilhoso), anteriormente tinha fama como
curandeiro, enquanto sua esposa Jacobina apenas o auxiliava na cura dos doentes
e lendo a Bíblia aos fieis; porém, à medida que a importância de Jacobina
cresce, o Wunderdoktor passa a perder
importância, a ponto de praticamente “sumir” na trama – ele mesmo acaba
reconhecendo sua inferioridade.
Do
lado dos “ímpios”, temos: o pastor Boeber, que além da franca oposição aos
mucker, passa boa parte do romance cuidando de uma maquete de madeira de uma
catedral, cujo aspecto é tão simbólico quanto a trama dos cactos de Christian
Fischer; o policial João Lehn, arrogante e violento, a paixão secreta de
Elizabeth Carolina; o também violento delegado de polícia Schreiner,
responsável pelas primeiras perseguições aos mucker; os ex-fiéis Carlos Brenner
e Martinho Kassel, que acabam se tornando vítimas da fúria dos seguidores de
Jacobina; os militares Genuíno Sampaio e San Tiago Dantas, os líderes da investida
final contra os mucker – o primeiro, com um caráter mais violento e duvidoso, o
segundo mais ponderado; e o padre Mathias Münsch, católico, cujas convicções e
fé são abalados no decorrer da história, até ser vitimado pelas circunstâncias.
Há,
no livro, dois capítulos que se passam no Rio de Janeiro, na corte imperial,
quando uma comissão de mucker vai pedir proteção junto ao Imperador contra os
abusos das autoridades policiais.
Enquanto
correm essas histórias paralelas, correm linearmente os acontecimentos
referentes aos mucker, conforme relatado anteriormente, então, nem é preciso
nos darmos ao trabalho de recontar a história. Claro que o leitor lê VIDEIRAS
DE CRISTAL já sabendo como a história termina, mas o que sustenta a narrativa é
o estilo vigoroso de Assis Brasil, com as histórias em paralelo, as descrições
ricas em detalhes, inclusive nas cenas de extrema violência, uma linguagem que
evita ao máximo a extrema erudição que pode afastar leitores de obras desse
feitio, e a capacidade de sensibilizar o leitor – está claro que, se os mucker
se tornaram violentos, foi uma resposta à violência e à intolerância que eles
próprios sofreram. E como não se sensibilizar com, por exemplo, o drama de
Elizabeth Carolina, e com o triste fim do Padre Münsch, depois de acolher um
deficiente mental que começa a carregar de um lado para outro após a morte dos
familiares deste?
Estudiosos
apontam, entretanto, que Assis Brasil assumiu o ponto de vista dos “vencedores”
em sua narrativa, ou melhor, dos autores que retrataram, em seus estudos, os
mucker como fanáticos e violentos, chefiados por um médico charlatão e por uma
mulher louca e analfabeta, sem o elemento de denúncia social. Um dos primeiros
autores a tratar do movimento mucker foi a padre Ambrósio Schupp, em livro
redigido em alemão de cerca de 1900 – que serviu de base tanto para Assis
Brasil como para Fidélis Barbosa. Atualmente, a visão de Schupp é contestada
pelos historiadores, sobretudo os marxistas.
De
todo modo, VIDEIRAS DE CRISTAL firma Luiz Antônio de Assis Brasil como um dos
maiores escritores gaúchos, um mestre em retratar o passado gaúcho com ficção. VIDEIRAS
DE CRISTAL mostra um autor em plena maturidade artística. Tudo bem que o
romance tem mais de 500 páginas, mas garante horas de entretenimento ao leitor
que desejar um pouco mais de cultura em sua cabeça. Ah: a edição da Mercado
Aberto inclui ainda ilustrações – gravuras do século XIX mostrando os cenários
da história, e um mapa da região conflagrada.
Em
breve, falamos de seu produto derivado, o filme A Paixão de Jacobina.
Esta
postagem é uma versão revista e com alterações do texto publicado anteriormente
no blog Estúdio Rafelipe (https://estudiorafelipe.blogspot.com.br/).
Aproveitem e conheçam.
Este
livro, assim como outros de Luiz Antônio de Assis Brasil, se encontra
disponível no acervo da Biblioteca Pública Theobaldo Paim Borges. Em caso de
dúvida, pergunte a uma das bibliotecárias, elas podem auxiliar.
Em
breve, nova resenha de livros aos leitores, tanto de Vacaria quanto de outras
localidades alcançadas pela internet.
Até
mais!
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
Clima de Natal
A dica de hoje é da Paola, no Canal Fuxicos Literários:
Fonte: Canal Fuxicos Literários - Paola Aleksandra
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
Resenha de filmes: OS MUCKER
Olá.
Aqui
é o Rafael Grasel novamente, em mais uma colaboração para o blog da Biblioteca
Pública.
Hoje,
o blog trará uma novidade: vamos falar de filmes. De vez em quando, iremos
trazer resenhas de filmes que tenham relação com a literatura, sejam adaptações
de obras literárias ou que tenham apenas alguma relação com temas anteriormente
tratados.
O
filme escolhido de hoje tem apenas relação com um livro anteriormente resenhado
– é um filme de fundo histórico.
Na
última postagem, resenhei um livro de Fidélis Dalcin Barbosa, Os Fanáticos de Jacobina, que tratava a
respeito da Revolta dos Muckers de Sapiranga, RS (1868 – 1874). Quando falei
desse livro, citei que haviam sido produzidos dois filmes sobre esse episódio
histórico, que por muito tempo havia sido um tabu da história do Rio Grande do
Sul.
Sim,
hoje vou falar de um desses filmes. Começo logo pelo primeiro, OS MUCKER, de
1978.
O FILME EM SI
Well.
OS MUCKER – O MASSACRE DA SEITA DO FERRABRAZ (Jakobine, na versão internacional) foi a primeira produção
cinematográfica a respeito da Revolta dos Muckers. Produção conjunta entre
Brasil e Alemanha Ocidental (lembrem-se: nos anos 1970, a Alemanha era dividida
em duas, por conta da Guerra Fria entre EUA e URSS). Com produção do Estúdio
Stopfilm, distribuição da Embrafilme. Dirigida pelo brasileiro Jorge Bodanzky e
pelo alemão Wolf Gauer (este último é o autor, também, do roteiro, enquanto
Bodanzky cuidou também da câmera).
O filme
é ambientado no Brasil, e foi gravado no estado de São Paulo (pelo que descobri
em pesquisas) em paisagens que procuram imitar as do Rio Grande do Sul, mas boa
parte dos diálogos é em hunsrückisch, um dialeto germânico comum entre os
descendentes de alemães. Há trechos de diálogos em português, mas é o alemão, o
tal hunsrückisch, que domina boa parte do filme (com legendas, claro).
Algo
que contribui substancialmente para a veracidade do drama de 105 minutos é o
fato de boa parte de seus elenco ser de descendentes de muckers, que não eram
atores profissionais. O filme foi bastante premiado em sua época: recebeu os
troféus Kikito de Melhor Atriz (para a atriz principal, Marlise Saueressig),
Melhor Direção e Melhor Cenografia (para Dorlai Schumacher) do Festival de
Cinema de Gramado, RS, em 1979, e os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção
do Prêmio Air France, RJ, no mesmo ano.
Para
melhor tratar a respeito do filme e de opiniões a respeito, faço uso das
palavras da jornalista Gabriela Soutello, de um artigo publicado na época em
que o diretor Wolf Gauer veio ao Brasil, em agosto de 2015. A matéria foi
extraída do site Uol Notícias – link: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2015/08/19/para-diretor-tematica-religiosa-do-filme-os-mucker-segue-atual.htm
Para diretor, temática
religiosa do filme "Os Mucker" segue atual
Gabriela Soutello
19/08/2015 – 14h45
Fundamentalismo
religioso continua presente na sociedade brasileira, afirma cineasta alemão
Wolf Gauer, que participou em São Paulo de um debate sobre o seu filme que
narra a história da seita religiosa gaúcha.
Por
volta de 1824 chegavam ao sul do Brasil os primeiros imigrantes da Alemanha, em
fuga principalmente da pobreza e movidos pela esperança de uma vida melhor.
Cinquenta anos depois, um novo grupo de alemães desembarcava na mesma região,
mas com maior dificuldade para se estabelecer: as melhores terras do Vale do
Rio do Sinos, no interior do Rio Grande do Sul, já estavam ocupadas.
O
filme Os Mucker, co-produção de 1978
do diretor alemão Wolf Gauer com o brasileiro Jorge Bodanzky, foi exibido (...)
na Cia Paidéia de Teatro, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo. A exibição foi
seguida de um debate entre o público e Gauer.
A
obra narra a trajetória de um grupo socialmente isolado, que não usava dinheiro
em suas trocas comerciais e cujos membros não bebiam nem fumavam. No sectarismo
e no fundamentalismo religioso, eles encontraram uma resposta à necessidade de
sobreviver em condições miseráveis.
O
grupo é liderado por Jacobina Mentz, considerada pelos seguidores como uma nova
Jesus Cristo, e seu marido, João Jorge Maurer, curandeiro. Jacobina, além de um
gênio forte, tinha epilepsia, "desde os tempos antigos vista como
predestinação divina", como afirma Gauer, e não demorou a se tornar
"porta-voz e líder dos menos afortunados".
Temática
contemporânea
Acusados
de feitiçaria e rechaçados pela comunidade da região, os seguidores de Jacobina
foram exterminados pelo poder estatal. "Quem era diferente logo era
considerado bruxo, feiticeiro ou criminoso, principalmente pelas igrejas
tradicionais", comenta Gauer. "O filme tenta explicar a origem da
violência entre grupos sociais, mesmo sendo esses grupos quase homogêneos e de
caráter religioso."
Ainda
que Os Mucker se passe no século 18,
alguns aspectos abordados no filme permanecem atuais. "Jacobina recorreu ao
pensamento religioso porque não tinha outro modelo de pensar", afirma
Gauer. "Existem processos parecidos na atualidade brasileira, como o
afluxo de pessoas pobres a seitas religiosas e a autodenominadas 'igrejas', que
prometem resolver com 'milagres' os problemas dos que aderem. Há um
fundamentalismo generalizado", diz.
O
diretor explica que o filme tem falas em alemão e em português, de acordo com a
língua nativa dos que participaram da produção. "Muitos descendentes dos
Mucker, e que não eram atores profissionais, trabalharam no filme", diz
Gauer.
"Até
o surgimento do filme, a história dos Mucker era vista como uma 'mancha negra'
do Rio Grande do Sul. Depois dele, alguns atores declararam se sentir
'absolvidos' do trauma de serem descendentes de supostos criminosos",
afirma.
Sobre
a coprodução de filmes com Bodanzky - Gauer no roteiro e o brasileiro na câmera
-, que começou com filmes educativos na Alemanha, o diretor alemão afirma que
foi o interesse social que inspirou os trabalhos. "Trata-se da abordagem
de processos e conflitos dentro da sociedade que não são explicados pela mídia.
E com a prerrogativa de sempre trazer a participação da população envolvida com
a história de cada filme."
(...)
VOLTANDO ÀS MINHAS PRÓPRIAS PALAVRAS
Bueno. A matéria transcrita já disse
várias coisas a respeito de OS MUCKER: sinopse, direção, algumas curiosidades
dos bastidores, as opiniões de Wolf Gauer comparando a época atual e a da
produção do filme. Acho que nem vou me dar ao trabalho de rememorar o que foi a
Revolta dos Muckers, quem foi Jacobina Maurer, os resultados. Comparando com o
citado livro de Fidélis Barbosa, publicado alguns anos antes do filme (em forma
de folhetim para o jornal Correio
Riograndense, de Caxias do Sul, em 1970, em livro em 1976), podemos em
princípio dizer que OS MUCKER é fiel aos fatos históricos. O filme busca deixar
claro que o messianismo em torno da figura de Jacobina Maurer é uma resposta ao
abandono por parte do Poder Público da época, mas sem deixar claro quem eram os
“mocinhos” e quem eram os “vilões” da história.
Jacobina Maurer é interpretada pela
atriz Marlise Saueressig. No elenco, ainda constam os nomes dos brasileiros
Paulo César Pereio, como o Capitão da Polícia, e José Lewgoy, como o Juiz
Abílio – ambos envolvidos no conflito do lado oposto aos muckers.
Bem. Para começar, a cenografia capta
bem a paisagem do local das filmagens, passando ao espectador a ideia do
isolamento aos quais os colonos alemães se encontravam, em seu trabalho na
terra, no Morro do Ferrabraz, o matagal cercando as casas, boa parte com as
tábuas lascadas, algumas construções de alvenaria. Esse isolamento é reforçado
pelo fato de o filme não ter trilha sonora de fundo. Algumas músicas são
tocadas e/ou entoadas pelos atores, mas o filme é praticamente silencioso:
apenas os diálogos e os sons do ambiente em redor – cantos de pássaros e de
grilos. Mas algumas cópias possuem problemas na parte do som, que não está
sincronizado às falas dos atores, e mesmo os efeitos sonoros tem problemas: dá
para notar que os sons dos disparos das armas são falsos. A ideia é recriar,
sim, o ambiente do século XIX dos pontos isolados do Rio Grande do Sul. Claro
que no estado de São Paulo...
O enredo do filme se desenrola
lentamente, sem muita pressa. O recorte de tempo escolhido foi o ano final da
Revolta, 1874. Somos apresentados ao contexto da época, etc.
Quase tudo o que diz respeito aos
muckers é tratado no filme: as reuniões conduzidas por Jacobina Maurer – e
alguns de seus fiéis a tratando como encarnação de Jesus Cristo; o caráter
ambíguo da personagem – incitando o desrespeito às autoridades da época e a
perseguição aos opositores da seita, e até “deitando-se” com fiéis no campo –
bem como as opiniões ambíguas a respeito dela, gente que crê na suposta santa,
e gente que vê nela uma embusteira, sendo algumas oposições ocorrendo dentro de
famílias; as primeiras perseguições policiais aos muckers, incluindo a vez em
que Jacobina acaba conduzida de carroça para São Leopoldo, em uma de suas
crises de sono letárgico, com colchão e tudo – quando ela acorda, em frente à
Prefeitura, sob a cantoria do séquito que a acompanha, ela faz um discurso
contra as autoridades, diante do prefeito de São Leopoldo (Tito Lívio) e do
Juiz Abílio, antes de deitar de novo; a preparação, pelos muckers, de um
memorial para o Imperador do Brasil pedindo proteção à seita; o armamento dos
muckers por recomendação de Jacobina, os conflitos com a polícia, e os
consequentes ataques dos muckers às famílias de colonos opositores, pondo fogo
em residências e matando as famílias a tiros e coronhadas; o refúgio dos
muckers em um matagal; e o conflito final no morro entre os muckers e o
exército, onde Jacobina e vários seguidores acabam perecendo. Já a atuação de
João Maurer, marido de Jacobina, no início da formação da seita, é mais citado
por alto do que mostrado – o foco do filme acaba sendo Jacobina.
Em paralelo à história de Jacobina,
são contadas outras histórias. Uma delas é a do velho Pedro Hauber (Abdon
Schnorr), que, no início do filme, acaba tendo os bens apreendidos por
determinação judicial, incluindo o filho Georg (Romeu Schutz). Membro da seita
mucker, Hauber, mais tarde, é encontrado enforcado no mato – as pessoas que
encontram seu corpo creem que ele fora vítima de feitiçaria por parte de
Jacobina, que seu suicídio foi induzido.
Outra história que corre em paralelo
é a do jovem Wilhelm Golzer (Marcus Schimidt), filho do deputado Golzer (Fritz
Hill). Ele é instado pelo pai para viajar para a Alemanha fazer compras para a
colônia. Wilhelm tem uma relação amorosa com uma colona, Maria Sehn (Carla
Saueressig) – e ambos tem seus diálogos em português. Em um primeiro encontro,
quando a jovem está lavando uma galinha no rio, Maria chega a pedir que Wilhelm
a leve junto para a Alemanha. Ao longo do filme, ambos vão desenvolvendo o
relacionamento, que acaba de modo trágico. Wilhelm acaba se juntando aos
muckers, e seu casamento com Maria é celebrado por Jacobina; ambos, no entanto,
acabam perecendo durante um ataque, não se sabe se de muckers ou de opositores
dos muckers.
Vários outros personagens são
creditados na história, mas não é fácil identifica-los, pois muitas vezes seus
nomes nem são ditos ao longo do filme.
Bem. OS MUCKER não é um filme fácil
de assistir – tem pretensões filosóficas demais, e por isso não consegue
atingir o grande público. É um filme brasileiro “de arte”, daqueles que nem os
brasileiros natos tem paciência para assistir – e que precisa ser assistido
mais de uma vez para ser integralmente compreendido. Por isso não é fácil nem
para eu fazer esta resenha. Talvez sejamos nós, espectadores, que nos
acostumamos mal ao que o cinema contemporâneo nos trouxe. Não tenho notícias se
o filme está disponível em DVD, mas, até o momento em que escrevo, ele está
disponível, na íntegra, no YouTube (link: https://www.youtube.com/watch?v=W54QRKsnJN8). A quem quiser se
arriscar, fica a recomendação.
Para breve, hei de trazer a vocês,
continuando a falar a respeito da Revolta dos Muckers, resenhas do livro Videiras de Cristal, de Luís Antônio de
Assis Brasil, e de seu produto derivado, o filme A Paixão de Jacobina. A Revolta dos Muckers, por si mesma, não é um
tema histórico fácil. O que seria realmente: um mero conflito conduzido por um
bando de fanáticos, ou um movimento messiânico surgido como resposta ao descaso
das autoridades? Decidam vocês.
Esta postagem é uma versão revista e
alterada do texto publicado anteriormente no blog Estúdio Rafelipe (https://estudiorafelipe.blogspot.com.br). Aproveitem e
conheçam.
E não se esqueçam de ler livros de
vez em quando: os livros ainda são a melhor fonte histórica disponível, já que
o cinema não é 100% comprometido com a realidade.
Até mais!
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