sábado, 12 de agosto de 2017
Dica para este sábado: Morangos mofados, de Caio de Abreu
'Os contos de 'Morangos Mofados' mostram a fé fundamental que iluminou o projeto libertário da contracultura. A fé que orientou o sonho cujo primeiro grande impulso vem dos 'rebeldes sem causa' de Elvis e Dean; que se define em seguida com a 'grande recusa' da sociedade tecnocrática pelo flower power ao som dos Beatles e dos Rolling Stones; e que ganha, de forma inesperada, uma nova e mágica força no momento em que Lennon declara dramaticamente: o sonho acabou.
Os 'Morangos Mofados' têm uma irresistível atualidade. Modificando caminhos percorridos, põem em cena uma possível pontuação para essa história, ou, como esclarece o conto 'Os companheiros': 'Uma história nunca fica suspensa, ela se consuma no que se interrompe, ela é cheia de pontos finais.' Heloisa Buarque de Holanda.
Fonte: www.saraiva.com
sexta-feira, 11 de agosto de 2017
Além do ponto e outros contos
Leitura Obrigatória para quem vai prestar os vestibulares UFSC UDESC e ACAFE
A solidão, o desespero, a desilusão, o afeto inesperado... Caio Fernando Abreu trabalha, em seus contos, os impasses vividos por uma geração que sofreu muito, mas que também amou muito. Criador de uma literatura corajosa, o autor enfrentou os estigmas de seu tempo e fez uso de uma linguagem que mistura prosa e poesia, rompendo com os padrões. Construções ideológicas inovadoras combinam-se a inovações estéticas e dão o toque essencial da literatura desse grande escritor.
Dentre os diversos aspectos que se destacam nas 10 histórias desta antologia, temos a problemática do isolamento do indivíduo em face de uma realidade estranha e alheia aos seus sentimentos. Seus personagens operam tentativas de criar uma nova realidade, que dê vazão ao seu mundo interior - tentativas efêmeras, frustradas, em vão. Às vezes, nas relações afetivas se estabelecem o isolamento e a incomunicabilidade: a palavra não dita na partida; o par que sofre rejeição de colegas por serem homossexuais; o casal que já não tem mais o que dizer; o rapaz adoentado que tenta se abrir com a mãe sobre sua sexualidade e suas angústias e não consegue; a relação trágica de uma solitária menina com seu gato de estimação; os desencontros em uma grande cidade. Por vezes, a solidão traz lembranças ternas e tristes; noutras, faz com que se perceba a sensaboria de uma comemoração - ou vai ainda mais longe, e leva à percepção da própria miséria física e moral.
Fonte: http://www.bancacatedral.com.br
quinta-feira, 10 de agosto de 2017
Noite de matar um homem
Ler um conto de Sergio Faraco equivale a uma viagem intimista – e muitas vezes perturbadora – ao âmago mais profundo do que costumamos chamar de homem. Isso é sobretudo verdade nos contos desta antologia. O estilo é depurado, nu, impiedoso. Os personagens, almas insólitas, a um só tempo desconfortáveis e maravilhadas pelo encantamento do existir. As viagens, melancólicas como o horizonte pampeano, e o sexo, uma experiência definidora de marcante carnalidade. A paisagem fronteiriça do sul do Rio Grande do Sul coloca os protagonistas frente a frente com o vasto e perigoso mundo e, graças à habilidade narrativa do autor, serve de trampolim para se atingir o universal.
Em Noite de matar um homem, estão reunidos 16 dos melhores contos do autor. Publicado primeiramente em 1986, com 12 contos, entre eles os célebres 'Travessia', 'Hombre' e 'Noite de matar um homem', o volume é agora acrescido de quatro novas narrativas, 'A sagração da noite escura', 'Aventura na sombra', 'Velhos' e o sensacional 'O céu não é tão longe', nos quais os sentimentos de desamparo e de solidão são conduzidos ao extremo.
Com ecos de Tolstói, Guimarães Rosa e Borges, aqui estão para o leitor alguns dos melhores textos de um dos mais renomados contistas brasileiros – textos para serem sorvidos e relidos, palavra por palavra.
Fonte: http://www.lpm.com.br/
quarta-feira, 9 de agosto de 2017
As fantasias eletivas de Carlos Henrique Schoroeder
Na turística Balneário Camboriú, Renê, um recepcionista noturno de hotel, tenta reconstruir sua vida e encontra na amizade de Copi, um travesti obcecado por fotografias, uma alternativa para sua vida destruída. Renê lerá o que Copi escreve e será o único que terá acesso a suas fotos de surpreendente beleza. É quando um livro se abre dentro do livro, e tudo se torna um grande ensaio da alma humana.
As fantasias eletivas une prosa, poesia e fotografia para refletir sobre a solidão e a criação literária, e mostra como a literatura, a de verdade, é sobretudo feita de sangue.
Fonte: www.saraiva.com.br
CLUBE DA LEITURA: O apanhador no campo de centeio
C
L U B E D E L E I T U R A
leitura do livro O
APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO, do escritor J. D. SALINGER.
Dois dias antes das
férias de Natal, um jovem de 16 anos, foge de um colégio interno e vaga por
estradas de ferro até chegar a Nova York. O protagonista e anti-herói do
romance, Holden Caulfield, se tornou um ícone da rebelião adolescente do
pós-guerra à procura de uma identidade.
O livro foi incluído na lista dos 100 melhores romances
da língua inglesa, escritos desde 1923, da Times em 2005, e foi nomeado pela Modern Library e seus leitores como um dos 100
melhores livros da língua inglesa do século 20.
J.
D. Salinger morreu em 2010, com 91 anos de idade. Após o sucesso desta obra, o
autor passou a viver recluso nas montanhas do Estado de New Hampshire (USA). No
início dos anos 60 parou de publicar.
O
Encontro do Clube de Leitura será na última quarta-feira de Agosto, dia 30/08,
às 16h30min na Biblioteca Pública Municipal de Vacaria (ao lado da
Catedral).
terça-feira, 8 de agosto de 2017
Dica de leitura desta terça-feira: Quarenta dias
Quarenta dias no deserto, quarenta anos. É o que diz (ou escreve) Alice, a narradora de 'Quarenta dias', romance de Maria Valéria Rezende, ao anotar num caderno escolar pautado, com a imagem da boneca Barbie na capa, seu mergulho gradual em dias de desespero, perdida numa periferia empobrecida que ela não conhece, à procura de um rapaz que ela não sabe ao certo se existe. Alice é uma professora aposentada, que mantinha uma vida pacata em João Pessoa até ser obrigada pela filha a deixar tudo para trás e se mudar para Porto Alegre. Mas uma reviravolta familiar a deixa abandonada à própria sorte, numa cidade que lhe é estranha, e impossibilitada de voltar ao antigo lar. Ao saber que Cícero Araújo, filho de uma conhecida da Paraíba, desapareceu em algum lugar dali, ela se lança numa busca frenética, que a levará às raias da insanidade. 'Eu não contava mais horas nem dias', escreve Alice em 'Quarenta dias', um relato emocionante e profundo. 'Guiavam-me o amanhecer e o entardecer, a chuva, o frio, o sol, a fome que se resolvia com qualquer coisa, não mais de dez reais por dia (...)'. Onde andaria o filho de Socorro? A que bando estranho se havia juntado, em que praça ficara esquecido?
Fonte: www.livrariacultura.com.br
segunda-feira, 7 de agosto de 2017
Quarto de despejo - diário de uma favelada
Dica de leitura de hoje: Quarto de despejo - diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus.
O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.
Na Biblioteca Pública Municipal Theobaldo Paim Borges você encontra este livro e muitos outros, visite-nos.
O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.
Na Biblioteca Pública Municipal Theobaldo Paim Borges você encontra este livro e muitos outros, visite-nos.
domingo, 6 de agosto de 2017
6 livros que você tem que ler se quer ser bem sucedido na vida
Mais do que apenas ler, você precisa fazer, caso queira ser realmente bem-sucedido em qualquer aspecto de sua vida! Ponha em prática aquilo que aprende e mãos à obra rumo ao sucesso!
1. Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki
Kiyosaki faz um comparativo sobre quais as lições que os pais ricos, pobres e de classe média transmitem aos seus filhos a nível de perspectiva de futuro.
Por muitos anos, aprendemos que a “fórmula para o sucesso” está em estudar, conseguir um emprego e trabalhar pesado, certo? Nesta obra, somos apresentados a lições que focam o potencial de cada pessoa em gerir o seu próprio emprego de modo independente, sem limitações ou barreiras que impeçam o desenvolvimento da sua criatividade.
2. A Arte da Guerra, Sun Tzu
Escrito há milhares de anos, mas tão contemporâneo como nunca! A obra do estrategista militar Sun Tzu é um dos livros mais lidos por líderes mundiais de todo o mundo, principalmente no âmbito dos negócios e da economia.
As técnicas bélicas descritas por Sun Tzu foram reinterpretadas e, atualmente, usadas como “armas de treinamento” que ajudaram as pessoas mais bem-sucedidas a atingirem os seus objetivos!
Sem sombra de dúvida, esta precisa ser uma leitura obrigatória para aqueles que desejam planejar e conquistar objetivos na vida!
3. O Homem é Aquilo que Ele Pensa, James Allen

A principal lição que James Allen transmite aos seus leitores em “O Homem é Aquilo que Ele Pensa” é cultivar a parcimônia!
Para conquistar nossos objetivos e termos sucesso, devemos agir com cautela e discernimento, sabendo distinguir o que seria uma “boa ação” e uma “má ação”, de acordo com cada situação.
Este livro é de domínio público, por isso pode ser facilmente encontrado gratuitamente na internet. Você não tem desculpas para deixar de lê-lo!
Bons pensamentos e boas ações não podem produzir resultados ruins; maus pensamentos e más ações não podem produzir resultados bons.James Allen (O Homem é Aquilo que Ele Pensa).
4. O Alquimista, Paulo Coelho
Paulo Coelho é um dos autores contemporâneos brasileiros mais populares em todo o mundo. O teor espiritual e motivacional de seus livros faz com que seja uma excelente opção para aqueles que precisam “recarregar as energias” para seguir em frente com os seus sonhos!
O Alquimista é uma das obras mais famosas de Coelho, responsável por fazer com que o escritor atingisse o patamar de “fenômeno literário” em diferentes países.
A busca pelo autoconhecimento e o esclarecimento de diversas questões da vida é o mote principal em O Alquimista. A obra de Paulo Coelho é uma verdadeira aula de como construir a confiança necessária para realizar aquilo que você deseja!
Confira também as 18 frases de Paulo Coelho que te marcaram para sempre!
5. Em Busca de Sentido, Viktor Frankl
Para atingir o sucesso, você precisa enxergar a beleza em meio ao caos e saber manter a calma nos momentos de maior estresse e instabilidade.
Frankl aborda estas questões em seu livro, expondo as suas experiências como um detento em um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial; e como fazia para tentar encontrar forças para continuar com vontade de viver e conquistar os seus sonhos.
Um relato emocionante e que vai te fazer pensar em todos os sentidos que motivarão a dar um salto rumo ao sucesso!
O que realmente importa não é o que nós esperamos da vida, mas antes o que ela espera de nós.Viktor Frankl
6. O Apanhador no Campo de Centeio, J. D. Salinger
Um dos livros favoritos de autores de sucesso, como Haruki Murakami e Woody Allen, esta obra-prima de J. D. Salinger é um ícone da literatura do século XX!
E, além disso, também é uma poderosa ilustração sobre as incertezas que todos vivenciamos ao longo da vida, nos mais diferentes aspectos da existência humana!
Outro livro que vai te ensinar muito sobre o autoconhecimento e como identificar e ultrapassar as crises inerentes da natureza dos seres humanos que, muitas vezes, impedem o florescimento das melhores características da nossa personalidade!
Assinar:
Postagens (Atom)