sexta-feira, 6 de maio de 2022

Solução de dois estados - Michel Laub


Do premiado autor Michel Laub, um romance sobre ódio, perdão e os modos como nossa intimidade é definida pela política e pela barbárie do nosso tempo.
Uma cineasta alemã marcada por um trauma prepara um documentário sobre a violência brasileira. Os principais entrevistados são dois irmãos: Raquel, artista de cento e trinta quilos cujo trabalho se baseia em episódios que a levaram a detestar o próprio corpo, e Alexandre, empresário que atua no ramo fitness na periferia de São Paulo. Ambos foram escolhidos por causa da repercussão mundial de uma agressão que Raquel sofreu, no início de 2018, durante um debate sobre arte e política num hotel da capital paulista.
Diante das câmeras, os segredos dessa história íntima que envolve bullying de adolescência, uma disputa por herança e diferentes visões sobre temas como sexo, religião e responsabilidade individual são pontuados por flashes da história recente do país – do Plano Collor, que iniciou a ruína da família dos protagonistas, às vésperas de uma eleição que mobilizou o ódio de uma sociedade profundamente dividida. A ideia de conciliação, afinal, é inimiga ou aliada da barbárie em que nos metemos?

 

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Economia do desejo - Eduardo Moreira


Por que o neoliberalismo não nos levará a uma sociedade mais justa?

Depois dos best-sellers Desigualdade e O que os donos do poder não querem que você saiba, em Economia do desejo, Eduardo Moreira revela por que é insustentável economicamente a ideia de que o Estado deve se preocupar mais com a economia do que com o atendimento das necessidades básicas dos cidadãos. Para isso, ele conceitua o que é a economia do desejo: aquela que trabalha com a falta incessante, que inclusive é responsável pelo alto consumo de supérfluos por determinada parcela da sociedade, enquanto outra parcela ainda está em situação de pobreza ou na linha abaixo da pobreza. Segundo o autor, para que o Brasil se torne um país sem pobreza, é necessário haver um passo em direção à economia da necessidade. Assim, as necessidades básicas de todos serão atendidas e a economia se tornará mais forte.


 

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Em fogo lento - Paula Hawkins

Em Londres. Com uma faca.

Agora só falta descobrir quem matou a vítima e – o que é mais importante – por quê?

Uma pessoa marcada pela dor é capaz de tudo. Até de matar.

O jovem Daniel Sutherland era um artista. Desenhista talentoso, criava histórias em quadrinhos e levava uma vida relativamente tranquila morando em seu barco num canal de Londres. Até que um dia Daniel foi encontrado morto no chão do barco. Sangrou através dos cortes por golpes de faca e a vida se esvaiu de seu corpo. Em meio às pessoas que o rodeavam – familiares, vizinhos e interesses amorosos -, algumas carregavam marcas e traumas que poderiam levá-las a uma atitude insana como essa num momento de loucura. E, aparentemente, todas teriam algum motivo para querer Daniel fora de seu caminho.

Neste novo thriller de Paula Hawkins, best-seller internacional e autora de A garota no trem e Em águas sombrias, você vai desvendar esse mistério depois de duvidar o tempo todo do julgamento que faz dos personagens. E vai terminar a leitura questionando seus próprios julgamentos. Em fogo lento é um thriller impactante. Para fãs de A garota no trem, Garota exemplar, O casal que mora ao lado, Entre quatro paredes e Em águas sombrias.

Fonte: Editora Record

terça-feira, 3 de maio de 2022

Os supridores - José Falero

Falero nos leva direto ao supermercado Fênix, na região central de Porto Alegre. É ali que trabalham Pedro e Marques, dupla que aos poucos veste a carapuça de um Dom Quixote e de um Sancho Pança amotinados. Moradores de “vila” (a favela no Sul), eles invertem o jogo mesmo que as consequências sejam graves. Os dois conhecem pessoas que traficam na periferia onde moram, por isso insistem em se manter na legalidade. Mas, diante de uma “seca” de maconha devido ao desinteresse dos traficantes em comercializá-la, e já cansados da exploração do trabalho, os dois amigos decidem entrar para o tráfico. É a única opção para melhorar de vida. E também uma recusa à desumanização do trabalho assalariado.

Fonte:  Todavia Livros

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Risque esta palavra - Ana Martins Marques


 A poesia de Ana Martins Marques atesta que as palavras são capazes de tudo: de absorver o que está ao redor – na tentativa de compreender o mundo –, mas, sobretudo, de criar novos mundos. Em seus versos, que nascem da observação e da curiosidade, a linguagem às vezes serve para pensar. Outras vezes, as palavras são deixadas de lado e dão lugar a um "buraco/ cheio de silêncio". E então a poeta conclui: "um poema não é mais/ do que uma pedra que grita".

Em Risque esta palavra, uma das vozes mais celebradas da literatura hoje cria uma espécie de inventário de experiências afetivas. Com clareza, inquietação e extrema habilidade, Ana Martins Marques mapeia os encontros e desencontros, a paixão e o luto, e prova que "quase só de palavras/ se faz o amor".

Este livro está disponível na Biblioteca Teobaldo Tadeu Paim Borges.

Fonte: Companhia das Letras