sábado, 7 de janeiro de 2017

Uma leitura D +


Ao receber um convite de um amigo para conhecer a cidade, o ratinho do campo resolve abandonar o conforto de sua casa e viajar. De maneira delicada e sensível, este livro descreve as emoções vivenciadas pelo pequeno viajante durante sua estadia na cidade grande: a surpresa com as ruas movimentadas, a alegria de estar em um lugar tão divertido e grandioso, a saudade de sua terra... Baseado na fábula de Esopo “O Rato do Campo e o Rato da Cidade”, essa aventura com lindas ilustrações vai entreter e encantar crianças e adultos.
Fonte e imagem: www.saraiva.com.br

Assista o vídeo com essa história contada em libras:
Fonte: www.youtube.com

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias


Devido a escassa bibliografia sobre o assunto, Celso Sisto resolveu produzir o livro Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias com intuito de contribuir para a reflexão e o debate das pessoas interessadas na arte de contar histórias. É um manual para quem quer aprender a ser um contador. Moral da história da obra: contar histórias é a possibilidade, sim, de formar leitores, num verdadeiro ato de subsistência, não só do já inventado, mas do universo que as palavras transcriam para levitar. \\\"De repente, os homens atravessaram o tempo, por túneis, pirâmides, caravanas, mares e espelhos. E trouxeram histórias nas linhas das mãos. De todas as partes, veio sempre alguém com uma história na boca, saindo pelos olhos, derramando-se pelo corpo, inventando cenários: um acampamento, uma varanda, um átrio de igreja, uma aldeia, uma vila, uma taba, uma casa de avó, uma sala de aula.\\\" (CELSO SISTO).
Fonte do texto: www.celsosisto.com
                                        Fonte da imagem: www.medicinalivros.com

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Horário de Atendimento da Biblioteca

Informamos o Horário de Atendimento da Biblioteca para este verão:
De Segunda a Sexta-feira, das 7h45min às 11h30min e das 13h às 17h30min.

Aproveite as férias e coloque "em dia" suas leituras!

Assista AQUI a uma bela história infantil. Ler para uma criança também é muito importante. Fortalece os laços familiares e de amizade.


quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

O vestido - Carlos Herculano Lopes

Venha até a Biblioteca Theobaldo Paim Borges e conheça
uma história de Carlos Herculano Lopes, baseada no poema "Casa do Vestido" de Carlos Drummond de Andrade, para o filme de Paulo Thiago.



Citação Favorita: "- Vestido? Que Vestido? - perguntei-lhe com ironia, ao mesmo tempo em que, talvez o que fosso ódio, ali eu tentava frear.
- Vestido? Mas que Vestido? - à Bárbara voltei a indagar, para dali em diante, não dizer mais nenhuma palavra. E ela, outra vez, já quase implorando:
- A última peça de luxo, que guardei como lembrança...
Minhas filhas, naquele instante, ao ver aquele vestido, que ali naquele prego está, nas mãos daquela mulher, os meus olhos, lhe digo, começaram a me trair. "


Sinopse:
Com base em um dos mais famosos e populares poemas de Carlos Drummond de Andrade, o maior poeta brasileiro, o romancista mineiro Carlos Herculano Lopes constrói uma emocionante história de amor e paixão. A história foi filmada por Paulo Thiago, com a atriz Gabriela Duarte no papel principal. Na obra magistral de Carlos Drummond de Andrade, o poema descritivo “Caso do Vestido” (A Rosa do Povo, 1945) é sem dúvida um dos mais populares, ao contar, de forma emocionante, uma dramática história de amor e paixão, na qual uma mulher ama tanto seu marido que aceita entregá-lo para outra, se isso o fará feliz. O poema, escrito na forma de um diálogo entre mãe e filhas, tem exatamente 150 versos distribuídos em 75 estrofes. A partir de uma proposta do cineasta Paulo Thiago – que queria filmar o poema, e o fez – o romancista mineiro Carlos Herculano Lopes escreveu não só um argumento roteirizável, mas um romance mesmo. Nos 150 versos, Carlos Herculano buscou inspiração para rechear a história com outros personagens e um enredo tão envolvente quanto o lendário poema. Carlos Herculano conta a história da mulher cujo marido, alucinado de paixão, abandona a família por outra mulher e se envolve numa desvairada andança pelos garimpos de Minas Gerais. A narradora, como no poema, é a própria mulher abandonada. O texto atinge, em alguns momentos, clímax de enorme emoção.

Resenha do blog: http://deixeselivre.blogspot.com.br
Foto: http://www.buscape.com.br/

domingo, 1 de janeiro de 2017

Érico Veríssimo


   Um dos melhores romancistas brasileiros, Érico Veríssimo nasceu em 1905 e fez parte do segundo tempo do modernismo.
   Nascido em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, Veríssimo era de família rica e tradicional, mas que perdeu tudo no começo do século. Diante das dificuldades que sua família viveu, Érico concluiu o 1° grau em Porto Alegre e então voltou a sua cidade, onde começou a trabalhar como bancário, e em seguida, aceitando uma proposta de um amigo de seu pai, como sócio de uma farmácia. Na mesma época, dava aulas de literatura e inglês, e começou a namorar sua futura esposa, Mafalda.  Começou a trabalhar como desenhista e, após um período, ingressou na Editora Globo no cargo de Secretário do Departamento Editorial.
   Percorreu uma trajetória literária significativa e marcante para o Brasil recebendo diversos prêmios. A casa onde nasceu foi transformada em museu no ano de 1969. O autor faleceu em 1975, vítima de enfarte, deixando sua autobiografia incompleta.
   Na Biblioteca Pública Municipal Theobaldo Paim Borges, você poderá encontrar diversas obras de Érico Veríssimo.

Fonte do texto e foto: http://www.estudopratico.com.br