sexta-feira, 22 de abril de 2022

Visite nosso espaço infantil

 

Visite a Biblioteca Pública Municipal Teobaldo Tadeu Paim Borges e conheça nosso espaço infantil, dispomos de:

- diversos livros infantis

- mesas e cadeiras para crianças

- tapete para ler e brincar


quinta-feira, 21 de abril de 2022

21 de abril - Dia de Tiradentes

 

História - 21 de Abril de 1792: Tiradentes é Enforcado no Rio de Janeiro

DATA HISTÓRICA
Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes, nasceu na Fazenda do Pombal, Capitânia de Minas Gerais, em 1748 foi considerado mártir da independência e patrono cívico da nação.

COBERTURA-1209-HISTORIA-21-ABRIL-1792-TIRADENTES-ENFORCADO.PNG

"Alferes Joaquim Jose da Silva Xavier: "O Tiradentes" Precursor da Independencia e da República do Brazil
"Alferes Joaquim Jose da Silva Xavier: "O Tiradentes" Precursor da Independencia e da República do Brazil

Órfão de pai e mãe aos 11 anos de idade, foi criado pelo padrinho, cirurgião, de quem aprendeu noções de medicina. Foi tropeiro, mascate, minerador e médico prático.

Com pouco mais de 30 anos, alcançou o posto de Alferes da Sexta Companhia do Regimento de Cavalaria Regular da Capitania de Minas Gerais. Não tinha formação escolar, porém, era assíduo frequentador de livrarias no Rio de Janeiro.

A constituição americana era seu livro de bolso e, baseado nela, defendia a tese de que, se o Brasil fosse um país livre e republicano, seria ainda maior do que a "América".

Preso em 10 de maio de 1789, foi condenado à morte em 1791 e morto por enforcamento em 21 de abril de 1792. Seguiu-se sua decapitação e esquartejamento.

Conheça alguns documentos sobre Tiradentes da Biblioteca Nacional:

Fonte: Biblioteca Nacional

quarta-feira, 20 de abril de 2022

As invernas - Cristina Sánchez-Andrade


 Dolores e Saladina, irmãs apelidadas "As Invernas", voltam à sua aldeia galega depois de um penoso exílio na Inglaterra, trazendo consigo lembranças que todos ali queriam esquecer. Uma linda, outra feia e desdentada, vivem uma relação típica de irmãs. De seu cotidiano comum, entremeado de flashbacks, vai se descobrindo os segredos macabros e grotescos que permeiam Tierra de Chá. É do paradoxo do estranho e cotidiano, do cômico e dramático e do terno e perverso que se descobre a riqueza deste romance, seguindo pegadas de narradores cuja obra nunca acabamos de decifrar, porque, ao revelar um sentido, abre outros, e sobretudo abre a vida, sempre vertiginosa e desproporcionada.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Prólogo, ato e epílogo - Fernanda Montenegro

No marco de seus noventa anos, as memórias de Fernanda Montenegro trazem o frescor de uma artista eternamente genial.

Em Prólogo, ato, epílogo, Fernanda Montenegro narra suas memórias numa prosa afetiva, cheia de inteligência e sensibilidade. Com sua voz inconfundível, ela coloca no papel a saga de seus antepassados lavradores portugueses, do lado paterno, e pastores sardos, do lado materno. Lidas hoje, são histórias que podem “parecer um folhetim. Ou uma tragédia” ― gêneros que a atriz domina com maestria.

Na turma de jovens que circulavam pela rádio estava Fernando Torres, que ela reencontrou nos ensaios da peça Alegres canções na montanha, quando começaram a namorar. Fernando largou a Panair, Fernanda largou a Berlitz, e o casal se entregou de corpo e alma à arte, paixão de uma vida. Constituíram uma família e realizaram juntos um sem-número de peças, ao lado dos principais nomes do teatro brasileiro.

Em páginas de grande emoção, ela relembra os desafios de criar os filhos sobrevivendo como artistas; a busca permanente pela qualidade; a persistência combativa durante os anos de chumbo; a capacidade de constante reinvenção; o padecimento de Fernando; o inesperado sucesso internacional nos anos 1990; a crença na terra que acolheu seus antepassados imigrantes e a devoção por esse país.

Fernanda encarna o melhor do Brasil. Não surpreende que alguém que passou a vida memorizando textos tenha desenvolvido notável capacidade de rememorar com sutileza fatos ocorridos décadas atrás. A atriz que há anos encanta multidões em palcos e telas pelo mundo agora se mostra uma contadora de histórias de mão-cheia.

“Não estou romanceando. Tenho quase um século de vida, portanto posso dizer: ‘Era no tempo do rei’.”