sábado, 28 de maio de 2022

Suíte Tóquio - Giovana Madalosso


É uma manhã qualquer quando Maju atravessa a praça ao lado de Cora. Puxando a garota pelo braço, ela passa sorrateiramente pelo exército branco, sobe a avenida, pega um ônibus e desaparece. Exército branco foi o nome que Fernanda, mãe de Cora, deu às babás que todos os dias lotam a praça daquele bairro de classe alta com as crianças de seus patrões. Nos últimos tempos, no entanto, a babá e a filha parecem tão anônimas para Fernanda quanto as outras. Afundada numa crise pessoal, ela demora a perceber que Maju e Cora sumiram sem dar notícias. Ao longo do dia, tudo vai desabando. De um lado, Fernanda lida com o fracasso de seu casamento. Apaixonada por uma diretora com quem trabalhou num projeto cinematográfico, ela deixa a relação com o marido definhar. Quer distância de Cacá, mas conforme os primeiros telefonemas aflitos para a babá vão se transformando em desespero, se vê de novo afundando naquele universo. Enquanto isso, Maju vai até a rodoviária e desaparece num ônibus com Cora. Em meio a motéis imundos e paradas insólitas, põe em ação seu plano, que imediatamente sai do controle. Neste romance pé na estrada, Giovana Madalosso coloca para girar, com força e fluidez, a vida dessas personagens que parecem eternamente em busca — de ternura, redenção, sexo, qualquer coisa que possa movê-las de onde estão. O sequestro de Cora abala as engrenagens do passado e do presente, do desejo e do ressentimento, e a procura desesperada que se segue é também um doloroso acerto de contas com a vida e as expectativas que construímos. Suíte Tóquio é um romance vertiginoso e tragicômico que fala daquele lugar tênue entre o que as pessoas querem ser e o que de fato são.

Fonte: Martins Fontes Paulista

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Un defeito de cor - Ana Maria Gonçalves



Fascinante história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas

Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão. Inserido em um contexto histórico importante na formação do povo brasileiro e narrado de uma maneira original e pungente, na qual os fatos históricos estão imersos no cotidiano e na vida dos personagens, Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, é um belo romance histórico, de leitura voraz, que prende a atenção do leitor da primeira à última página.

Fonte: Record


quinta-feira, 26 de maio de 2022

Isaac Asimov

Isaac Asimov (1920-1992) foi um escritor norte americano, considerado um dos mais importantes escritores de ficção científica do século XX.

Isaac Asimov nasceu em Petrovisk, Rússia, no dia 2 de janeiro de 1920. Com três anos de idade, mudou-se com a família para os Estados Unidos onde foi criado no bairro do Brooklin, em Nova York. Em 1928, naturalizou-se cidadão americano. Seu interesse pela ficção científica começou ainda menino. Com 14 anos, publicou sua primeira história em um jornal do colégio.

Formação

Em 1935, Isaac Asimov iniciou o curso de Química na Universidade de Colúmbia. Em 1939, concluiu a graduação. Ainda em 1939, Isaac Asimov vendeu seu primeiro conto, “Marooned off Vesta”, para a revista Amazing Stories. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como químico, na Estação Experimental Naval Air na Filadélfia. Em maio de 1945 publicou o primeiro conto da saga “Fundação”, na revista Astounding Scienfe Fiction.

Em 1948, Isaac Asimov conclui o doutorado em Bioquímica, pela Universidade de Columbia. No ano seguinte tornou-se professor de Bioquímica na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston. Em 1958, Asimov deixou o cargo na universidade, para se dedicar inteiramente à sua atividade de escritor.

Livros Mais Populares

Isaac Asimov se tornou conhecido por suas histórias de ficção científica. O Robô foi o assunto favorito do escritor. Suas obras mais famosas e populares estão nas séries: Robôs, Império e Fundação. Dentro da série Robô, Asimov publicou: “Eu Robô” (1950), “As Cavernas de Aço” (1954), “O Sol Desvelado” (1957) e “Os Robôs do Amanhecer” (1983).

Série Robô

Em 1950, Isaac Asimov publicou o primeiro livro da série Robô, intitulado “Eu, Robô”, que se tornou um clássico da ficção científica, onde em uma série de nove histórias, o autor narra o desenvolvimento dos robôs, desde o seu começo no estado natural, em meados do século XX, até o estado de extrema perfeição, em que robôs governam o mundo dos homens, no seu próprio interesse.

Nessa obra, o autor introduziu as três leis fundamentais da robótica:

1 – um robô não pode causar dano a um ser humano, nem por omissão permitir que um ser humano sofra.

2 – um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto quando essas ordens entrarem em conflito com a primeira lei.

3 – um robô deve proteger sua própria existência, desde que essa proteção não se choque com a primeira nem com a segunda lei da robótica.

Série Império

A “Série Império” é formada de três livros que deve seguir uma ordem cronológica de leitura, são eles: “The Stars, Like Dust” (1951), “As Correntes do Espaço” (1952) e “Pedras no Céu” (1950).

Série Fundação

A série “Fundação” de Isaac Asimov teve início com a trilogia: “Fundação” (1951), “Fundação e Império” (1952) e “Segunda Fundação” (1953). A obra foi eleita, em 1966, como a melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos. A trilogia conta a história da humanidade, em um ponto distante no futuro, no qual o visionário cientista Hari Seldon prevê a destruição total do império humano e de todo o conhecimento acumulado por milênios. Incapaz de impedir a tragédia, ele arquiteta um plano ousado, no qual é possível reconstruir a glória dos homens.

Depois de quase 30 anos, Isaac Asimov escreveu uma extensão da “Trilogia Fundação” procurando inserir cada livro na linha cronológica do “Universo”, são eles: “Limites da Fundação” (1982), “Fundação e Terra” (1986), “Prelúdio Para Fundação” (1988) e “Origens da Fundação” (1993).

Os Robôs e o Império

Em seu livro “Os Robôs e o Império”, publicado em 1985, Asimov mescla suas três populares séries – Robôs, Fundação e Império. Na obra, o autor situa sua ação 200 anos após os acontecimentos narrados em Os Robôs do Amanhecer. Seus personagens são os já conhecidos defensores das forças do mal, o doutor Kendal Amadiro e os Eapaciais, que então haviam sido derrotados por Elijah Baley, o grande herói dos três primeiros romances de Robôs.

Isaac Asimov publicou quase 460 livros, entre romances, contos e publicações de divulgação científica. Seu nome tornou-se familiar tanto para leitores de ficção científica como para cientistas. Sua linguagem simples abriu as portas das descobertas científicas para um público leigo.

Isaac Asimov faleceu em Nova York, Estados Unidos, no dia 6 de abril de 1992, vítima da AIDS, contraída através de uma transfusão de sangue.

Filmes

  • O Homem Bicentenário – é um filme baseado no livro do mesmo nome, publicado em 1976, que foi lançado nos cinemas em 1999, estrelado por Robim Williams, recebendo vários prêmios.
  • Eu Robô – é um filme baseado no livro do mesmo nome, publicado em 1950, que foi lançado nos cinemas em 2004, tendo como protagonista o ator Will Smith.

Frases de Isaac Asimov

  • A violência é o último refúgio do incompetente.
  • Na vida, ao contrário do xadrez, o jogo continua após o xeque-mate.
  • Espera mil anos e verás que será precioso até o lixo deixado atrás por uma civilização extinta.
  • Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.
  • Suas premissas são as suas janelas para o mundo. Tente limpá-las de vez em quando, ou a luz não entrará.
Fonte: ebiografia

quarta-feira, 25 de maio de 2022

A tensão superficial do tempo - Cristóvão Tezza


 Cristovão Tezza nasceu em Lages, Santa Catarina, em 1952. Um dos mais celebrados autores brasileiros contemporâneos, traduzido para mais de quinze países, é autor de vários romances, entre eles O filho eterno, que recebeu os prêmios Jabuti e Portugal Telecom. Dele, a Todavia publicou A  tirania do amor (2018), finalista dos prêmios São Paulo, Jabuti e Oceanos.

No livro A tensão superficial do tempo, Cândido é especialista em piratear filmes. No entanto, sua atividade oficial é dar aulas de química em um cursinho, onde tem participação societária. Curitiba ainda vive sob os efeitos das operações policiais que colocaram a cidade no centro da crise política que assola o país, efeitos que Cândido sente no seu dia a dia. Sentado em um banco de parque, Cândido vê as pontas se encontrarem: o fim amargo do casamento, as pretensões profissionais esmagadas, o novo afeto negado, a vida que se dissolve num caldo de guerra política e social. Neste novo romance, Tezza usa o momento recente do país para investigar os pontos de contato entre público e privado, política e intimidade, desejo e solidão.

Fonte: Todavia Livros

terça-feira, 24 de maio de 2022

Encontro do Clube de Leitura na próxima terça-feira

Associação Amigos da Biblioteca Pública Municipal convida para o encontro mensal do Clube de Leitura Semente Literária, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 31 de maio de 2022, às 18h, na Biblioteca Pública Municipal Teobaldo Tadeu Paim Borges, na Casa do Povo, em Vacaria. 

A obra escolhida é "Torto Arado", de  Itamar Vieira Junior, um texto épico e lírico, realista e mágico que revela, para além de sua trama, um poderoso elemento de insubordinação social. Vencedor do prêmio Leya 2018.

Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas ― a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.

A atividade é gratuita e os interessados podem participar mesmo sem ter lido o livro.



 

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Conheça um pouco mais o autor Raymond Chandler


 












Raymond Chandler nasceu em Chicago, em 23 de julho de 1888. Mudou-se para a Inglaterra com a família quando tinha 12 anos e, em 1912, retornou aos Estados Unidos. Após servir no Exército canadense durante a Primeira Guerra Mundial, estabeleceu-se na Califórnia e teve uma série de empregos, de contador a jornalista. Foi na época da Grande Depressão que ele passou a se dedicar seriamente à escrita, e seu primeiro conto, Chantagistas não atiram, que levou cinco meses para ser finalizado, foi publicado na revista Black Mask em 1933. Seis anos depois, publicou seu primeiro romance, O sono eterno, que introduziu ao mundo o detetive Philip Marlowe, que apareceria posteriormente em outros seis romances: Adeus, minha querida (1940), A janela alta (1942), A dama do lago (1943), A irmãzinha (1949), O longo adeus (1953) e Playback (1958), adaptado de um roteiro original. Chandler foi também autor de contos, adaptações cinematográficas e ensaios. Morreu em 1959.

Na Biblioteca Pública Municipal Teobaldo Tadeu Paim Borges estão disponíveis:

A longa noite: Terry Lennox poderia ter a vida ganha. Ex-veterano de guerra, casou-se com a milionária Sylvia Potter e não precisaria mais se preocupar com nada desde que fechasse os olhos para a devassidão escancarada da mulher. Ele, no entanto, se afunda na bebida. É assim que Philip Marlowe o encontra - caído, inconsciente -, e a partir daí ambos criam um estranho laço de amizade. Quando Lennox lhe pede para fugir do país em circunstâncias misteriosas, Marlowe aceita ajudá-lo, mas aos poucos se vê enredado a uma elite poderosa e desajustada de escritores alcoólatras e mulheres fatais, que fará de tudo para encobrir os próprios crimes

O longo adeus: Durante um de seus casos de rotina, o detetive Philip Marlowe se envolve acidentalmente com "Moose" Malloy, o Alce, um brutamontes cruel que acabou de sair da prisão. Malloy está disposto a tudo, até a matar, para encontrar Velma, uma cantora de cabaré com quem manteve uma relação oito anos antes. Em paralelo, o investigador se vê no meio de um caso de chantagem e assassinato, ligado ao de um colar de jade. Entre videntes charlatões, milionárias insaciáveis e gângsteres implacáveis, as duas investigações aos poucos se ligam em uma só trama de violência e corrupção, bem ao contrário das histórias policiais clássicas, em que o mordomo é quase sempre o culpado. "Não é esse tipo de história", nos diz Marlowe. "Não é elegante e não é engenhosa. É sombria, e cheia de sangue."

A dama do lago: O detetive Philip Marlowe é contratado por um executivo do ramo dos perfumes para investigar o desaparecimento de sua impulsiva mulher, Crystal Kingsley. As pistas o levam a Bay City; em seguida, à cidade de veraneio de Puma Point. E logo o colocam no rastro de outra misteriosa mulher, Muriel Chess, também desaparecida, cuja fuga de casa pode estar ligada não só ao sumiço de Crystal, como a um caso muito mais intrincado, envolvendo médicos inescrupulosos e policiais corruptos. Escrito durante a Segunda Guerra Mundial, A dama do lago é um livro marcante de Raymond Chandler, com sua ironia e seus personagens não só memoráveis, mas de uma complexidade pouco vista na literatura policial.

A irmã mais nova: Seu nome é Orfamay Quest, e ela veio de uma pequena cidade no interior do Kansas até Los Angeles, em busca de Orrin, seu irmão desaparecido. Ou pelo menos é o que ela diz ao detetive Philip Marlowe, quando aparece em seu escritório em busca de ajuda. A procura por Orrin levará o investigador a uma rede de chantagem em pleno mundo hollywoodiano ― com estrelas de segunda categoria, chantagistas e empresários que mais se assemelham a gângsteres. E um assassino à solta, que executa suas vítimas com um picador de gelo. A irmã mais nova é uma brilhante incursão de Raymond Chandler na indústria cinematográfica dos anos 1940, e uma análise implacável desse universo cheio de ruína e desilusão.

Fonte: Companhia das Letras