sábado, 11 de junho de 2022

Os Sofrimentos do Jovem Werther - Johann Wolfgang Goethe


Este livro é o primeiro romance de Goethe, em que o protagonista se mata após o fracasso de sua pretensão sentimental. Sentimentalismo e paixão são os principais conflitos deste romance, precursor do romantismo. A figura atormentada de Werther, a morte como solução de um impasse, a melancolia e a tristeza tornaram-se modelo do herói pré-romântico da época.

Fonte: Travessa


sexta-feira, 10 de junho de 2022

Para viver um grande amor - Vinicius de Moraes


Pode-se dizer deste livro que ele é um clássico moderno. Publicado pela primeira vez em 1962, seu público leitor só fez crescer desde então. O título - Para viver um grande amor - parece exercer sobre nós um grande fascínio. Vinicius de Moraes não decepciona seu leitor. E talvez devêssemos acrescentar: ele nunca nos decepciona, alçando-nos, ao contrário, além de nossas expectativas.

Para viver um grande amor estrutura-se de modo singular: alterna poesia e prosa. As crônicas guardam as marcas típicas do gênero, como a observação aguda do cotidiano e a linguagem despojada. Mas, além disso, conforme o próprio Vinicius, "há, para o leitor que se der ao trabalho de percorrê-las em sua integridade, uma unidade evidente que as enfeixa: a do grande amor". Quanto aos poemas, encontram-se, aqui, exemplares de grande força expressiva, como o impactante "Carta aos 'Puros'". Os poemas não raro tomam para si a tarefa da crônica e, então, surgem experiências como os bem-humorados "Feijoada à minha moda" e "Olhe aqui, Mr. Buster" ou o seco e dramático "Blues para Emmett Louis Till".

O volume abre com um caderno de imagens que reproduz originais de Vinicius e fotografias que ajudam a recriar o universo afetivo e intelectual do livro. Um posfácio do ensaísta Francisco Bosco, escrito especialmente para esta edição, lança um novo olhar crítico sobre a obra, ao passo que a sessão "Arquivo" recupera textos fundamentais e por vezes pouco conhecidos, como a crônica inédita em que Carlos Drummond de Andrade fala da noite de autógrafos de Para viver um grande amor.

Fonte: Companhia das Letras

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Cyrano de Bergerac - Edmond Rostand


 A história passa-se na França, no século XVII. Cyrano de Bergerac é poeta brilhante e bravo espadachim. Dono de um nariz imenso, considera-se feio e desprezível. Não tem coragem de declarar seu amor por Roxana, sua bela prima, que é apaixonada pelo cadete Cristiano – amigo do poeta, mas privado de talento para expressar seus sentimentos. Sem esperança de conquistar a amada, Cyrano ajuda o cadete, redigindo suas declarações de amor. Será que Roxana descobrirá o verdadeiro autor dos poemas de amor?

Fonte: Travessa

quarta-feira, 8 de junho de 2022

O carteiro e o poeta - Antonio Skármeta


O romance que consolidou Antonio Skármeta como um dos autores mais representativos da nova literatura latino-americana.

O que mais pode querer um homem apaixonado que ter um dos maiores poetas latinos como conselheiro sentimental? Mario Jiménez é um afortunado carteiro responsável pela correspondência de certo senhor que poderia ser apenas um simples ancião experiente e bem-falante sobre as coisas do amor, se não fosse ele Pablo Neruda.

A cada nova remessa de cartas, o humilde funcionário do serviço de correios chileno e o poeta consolidam uma relação inusitada: Mario vê no escritor e diplomata o cúmplice ideal nas considerações sobre a propriedade das metáforas e o mestre supremo na arte do amor.

Em meio à efervescência política do Chile na virada da década de  1960 para 1970, a improvável amizade floresce. É do prêmio Nobel de Literatura que o carteiro busca conselhos sobre como conquistar o coração da garçonete Beatriz. E é do simples Mario que Neruda recebe os sons de sua casa, quando, doente, pede ao rapaz que grave os ruídos que encontrar pela Ilha Negra. Tal encontro, tão fictício quanto as figuras do carteiro e de sua amada, é promovido por Antonio Skármeta neste tempestuoso, engraçado e apaixonante romance. Uma inesquecível homenagem a Neruda, ao amor e à poesia.

Fonte: Editora Record



terça-feira, 7 de junho de 2022

A última carta de amor - Jojo Moyes


 Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta a sua casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória da antiga vida. Por mais que todos ao seu redor pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por "B", e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com o amante.

Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido - em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado -, Ellie começa a procurar por "B", e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do seu próprio relacionamento.

Com personagens realisticamente complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor, primeiro livro de Jojo Moyes publicado pela Intrínseca, entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer.

Fonte: Intrínseca

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Cem sonetos de amor - Pablo Neruda

                
   A partir de hoje até o dia 12 de junho, postaremos sugestões de livros românticos para comemorar o dia dos namorados, e que estão disponíveis na Biblioteca Pública Municipal Teobaldo Tadeu Paim Borges para empréstimo.
                                                                                                                                                                                   A primeira  sugestão é o livro "Cem Sonetos de Amor" de Pablo Neruda:
  este livro traz os principais poemas de amor de Pablo Neruda, poeta Nobel de literatura de 1971. O amor é o tema central de sua obra e 'Cem sonetos de amor' foi dedicado a Matilde Urrutia, sua última musa, e é dividido em quatro partes - manhã, meio-dia, tarde e noite.                                                                                                                                                           

 

Encontro do Clube de Leitura transferido para dia 7/6/22...