quinta-feira, 28 de abril de 2022

Rápido e devagar: duas formas de pensar - Daniel Kahneman

     Em Rápido e devagar: duas formas de pensar, Daniel Kahneman nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Kahneman expõe as capacidades extraordinárias - e também os defeitos e vícios - do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões. Comportamentos tais como a aversão à perda, o excesso de confiança no momento de escolhas estratégicas, a dificuldade de prever o que vai nos fazer felizes no futuro e os desafios de identificar corretamente os riscos no trabalho e em casa só podem ser compreendidos se soubermos como as duas formas de pensar moldam nossos julgamentos. As questões colocadas por Kahneman se revelam muitas vezes inquietantes: é verdade que o sucesso de um investidor é completamente aleatório e que sua habilidade no mercado financeiro é apenas uma ilusão? Por que o medo de perder é mais forte do que o prazer de ganhar? Kahneman revela quando podemos ou não confiar em nossa intuição. Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal, e como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros.
 

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Uma sombra do passado - Nora Roberts

Uma sombra do passado conta a história de uma adestradora que encontra o amor em meio ao perigo em uma ilha no noroeste do Pacífico. Um livro para os fãs de suspense e para quem ama cachorros.

Há muitos anos, Fiona Bristow sobreviveu a um pesadelo: ela foi a única vítima que escapou das garras do Assassino da Echarpe Vermelha, o serial killer que matou seu noivo e seu amado cão. Passado o trauma, ela escolheu viver em uma ilha no noroeste do Pacífico para tentar reconstruir sua vida, trabalhando como adestradora e voluntária na unidade canina de busca e resgate local.

Fiona conhece Simon Doyle, que acabara de se mudar para a ilha com Tubarão, seu cachorro rebelde. Desesperado por ajuda, o irascível e talentoso marceneiro mal percebe que quanto mais tempo fica ao lado de Fiona, mais sua admiração por ela aumenta.

Conforme o treinamento de Tubarão progride, uma nova série de assassinatos abala os nervos de Fiona. Um imitador, inspirado e talvez até orientado pelo encarcerado assassino original, está à solta e cada vez mais próximo do seu principal alvo.

Enquanto a polícia e o FBI rastreiam o criminoso, uma repórter persistente dificulta a vida de Fiona. Com a confiança que reconstruiu com a ajuda de Simon e o talento de seus cães, Fiona lutará para se vingar da melhor maneira possível: sobrevivendo mais uma vez e aprendendo a amar novamente.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola - Maya Angelou


 RACISMO. ABUSO. LIBERTAÇÃO. A vida de Marguerite Ann Johnson foi marcada por essas três palavras. A garota negra, criada no sul por sua avó paterna, carregou consigo um enorme fardo que foi aliviado apenas pela literatura e por tudo aquilo que ela pôde lhe trazer: conforto através das palavras. Dessa forma, Maya, como era carinhosamente chamada, escreve para exibir sua voz e libertar-se das grades que foram colocadas em sua vida. As lembranças dolorosas e as descobertas de Angelou estão contidas e eternizadas nas páginas desta obra densa e necessária, dando voz aos jovens que um dia foram, assim como ela, fadados a uma vida dura e cheia de preconceitos. Com uma escrita poética e poderosa, a obra toca, emociona e transforma profundamente o espírito e o pensamento de quem a lê.