A coleção é composta de 25 títulos, dos quais 21 estão disponíveis para empréstimo. É uma seleção de obras imperdível dos modernos autores da América Latina, Espanha e Portugal.
O primeiro título é
JORGE LUIS BORGES - O LIVRO DE AREIA
Título original: El libro de arena (Argentina)
Tradução: Davi Arrigucci Jr.
Número de páginas: 104
Gênero: Contos
Jorge Luis Borges
A literatura, como o tigre, quer perdurar em seu ser, em sua forma; o livro é uma das formas ideais dessa permanência. Como então conceber um livro feito de areia, matéria que se move à toa, na forma imposta pelo acaso ? Esse é apenas um dos paradoxos de que se fez este clássico. Não que Jorge Luis Borges estivesse aqui inventando do nada todos os temas, as estratégias, os giros de linguagem ― o leitor vai encontrar, nos contos deste volume, variados e intensos ecos de textos anteriores. Ocorre que estamos no zênite da obra desse escritor, sul-americano por destino, portenho por reflexão, ocidental por convicção, mundial por conquista.
A eternidade e certa confeitaria de Buenos Aires, a saga do norte europeu e um singelo peão de estância, a guerra e a poesia, a matemática e a velhice, a formulação abstrata e o relato vivencial, o realismo e a fábula, tudo vai na vaza deste livro de areia, rio infinito que se frequenta como aquele outro, do qual nunca se sai do mesmo jeito.
Luís Augusto Fischer
Professor de Literatura da UFRGS, escritor e colaborador da Folha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...