quarta-feira, 4 de julho de 2018

Clube da Leitura - mês de agosto de 2018

O Clube da Leitura da Biblioteca Pública Municipal Theobaldo Paim Borges escolheu, para a leitura deste mês,  o livro SEGREDOS, do escritor vacariano Bolivar Soares .

O encontro será no dia 25 de agosto, sábado, às 10h, na Biblioteca Theobaldo paim Borges, Rua Borges de Medeiros, 1399 - Centro, em Vacaria/RS, com a presença do autor.

Sinopse do Livro: Segredos
"Quando, após o que eu chamaria de arranca-rabo, do qual participa boa parte dos personagens do livro, a matriarca da família Souza e Lima anuncia:
- Acho que nossos problemas estão se acabando.

O leitor certamente dirá: “e que problemas!”. Pois problemas em literatura, vocês sabem, são provocados pela existência de boas tramas. E Segredos, este alentado romance de estreia de Bolivar Soares, é o mais pródigo em boas tramas dos muitos que li nos últimos tempos – tantas que eu, cultor do subgênero televisivo que sou, diria a vocês sem pestanejar: sim, esse livro daria uma ótima novela.

Mas não é telenovela o que Bolivar Soares faz em Segredos, é literatura, e a diferença entre uma coisa e outra não é apenas relativa. Este, sem dúvida, é um romance; e o que posso dizer a respeito dele, é que se trata de um romance como há muito tempo não se lia. Na contracorrente da literatura atual, que se esmera em mais sugerir do que dizer (e menos ainda afirmar), em que tudo pode ser, mas nem sempre é, e por isso nunca rende mais do que 150 páginas em corpo graúdo, Bolívar faz uma verdadeira reversão de expectativa no gênero e produz uma obra que eu chamaria de versão pós-moderna de “Crônica da Casa Assassinada” (lembram? Lúcio Cardoso, um grande, imenso, escritor, ora caído no mais injusto esquecimento).

Sinopse e foto: Livraria da Travessa

Sobre o autor: Bolivar Soares

Natural de Vacaria/RS, possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Letras pela Fundação Universidade do Tocantins (2011), especialização em Homeopatia pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (2003),especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e mestrado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É Atualmente professor Horista de Graduações em Saúde do Centro Universitário UNIFACVEST-SC. Atua nas áreas da Saúde, Educação e Cultura.

Fonte: Currículo Lattes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...