quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Clube da Leitura - Fevereiro/2018



O CLUBE DE LEITURA da Biblioteca Pública Municipal convida você para uma “Volta ao Mundo Literária”. Serão doze países “visitados” através da leitura de autores destes. Iniciaremos pela Itália, com uma obra de Umberto Eco:
O Nome da Rosa
Por Ana Lúcia Santana
Este romance, publicado em 1980, consagrou internacionalmente a carreira literária do italiano Umberto Eco fora dos circuitos acadêmicos. A obra obteve sucesso quase instantâneo em várias partes do mundo, e tornou-se ainda mais conhecida depois de ser convertida em linguagem cinematográfica, em 1986, dirigida por Jean-Jacques Annaud e protagonizada por Sean Connery e Christian Slater.
Neste enredo centrado na Era Medieval, em um dos inúmeros mosteiros que se disseminaram nesta época por toda a Europa, uma série de crimes abala o recanto sagrado e um frade franciscano, Guilherme William de Baskerville, detetive que se comporta como o famoso Sherlock Holmes. Ele, personagem principal, é assessorado por seu discípulo, o noviço Adso de Melk.
Os dois religiosos mergulham sem hesitação nos meandros mais obscuros e labirínticos desta inquirição, apesar dos obstáculos criados por alguns dos integrantes da ordem local. Seguindo todas as pistas e indícios possíveis, eles descobrem finalmente o que motivou os assassinatos. William e Adso concluem que eles estão associados à existência de uma biblioteca que preserva secretamente obras consideradas apócrifas, ou seja, não aceitas pela Igreja Medieval. Eco cria uma suposta obra do filósofo Aristóteles que versa sobre a questão do riso. Empenhado em não permitir que este livro se torne acessível a todos, o monge comete seus crimes com as armas da intolerância e da mais completa irracionalidade.
Esta ficção de cunho policial é na verdade uma crítica à intolerância que marcou não somente este momento histórico, mas que se estende até a atualidade, quando guerras e conflitos eclodem aqui e ali por pretextos tão absurdos quanto os que motivaram os crimes abordados nesta obra, que já se tornou um clássico universal.
Outra importante referência literária presente nesta obra é a biblioteca que atua como cenário das investigações de Guilherme William de Baskerville.
Venha participar e conversar sobre esta obra. Nos encontramos (o Clube de Leitura) sempre na última quarta-feira de cada mês, às 18 horas, na Biblioteca Pública Municipal, ao lado da Catedral.
Neste mês de fevereiro, será dia 28/02.
Neste encontro, quem participa, opina e decide qual o próximo livro a ser lido pelo grupo, ou melhor, qual o próximo país a ser “visitado”.
Embarque nesta “Viagem Literária” . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...